quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

RESUMO DO ENF 2012

regações
- Primeira pregação: Apascenta as minhas ovelhas
O Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Marcos Volcan, desenvolveu sua pregação a partir da moção que conduzirá os trabalhos da Renovação neste ano de 2012: “Apascenta as minhas ovelhas”.
- Carismas e pastoreio
Uma das propostas do ENF 2012 é que reavivássemos o nosso jeito carismático de ser. Para isso, as pregações do encontro foram voltadas, além do tema do ano, para a prática dos carismas. A primeira formação sobre o tema foi conduzida por Lázaro Praxedes e foi focada nos carismas da palavra.
- Pregação aprofunda dons de conhecimento
Após um belo momento de adoração do Santíssimo, o Coordenador do Ministério de Pregação do estado de Minas Gerais, José Carlos, pregou sobre os dons do conhecimento.
- Pastoreio: o coração do pastor deve bater por suas ovelhas
A partir da figura do pastor e da sua visão bíblica, Lucimar Mazieiro, coordenadora nacional do Ministério de Formação, explorou a temática do pastoreio, ação que será evidenciada durante este ano na RCC.
- Antes de apascentarmos os irmãos, nós precisamos ter intimidade com o Senhor
O Coordenador do Ministério de Intercessão, Luís César Martins, frisou que é necessário que cada um olhe para dentro de si e reflita sinceramente sobre como está sua vida espiritual.
- Precisamos sonhar juntos para a construção da Nossa Casa
O sonho concretizado em imagens. Em empolgante momento, o diretor executivo do Escritório Nacional, Márcio Zolin, apresentou as novidades da construção da Nossa Casa, entre elas uma que encheu os olhos dos presentes: a maquete virtual da Sede Nacional.
- Dons de Poder são aprofundados e exercitados durante ENF
A pregadora Frantieska Rangel, da Arquidiocese de Vitória/ES, falou sobre os dons de poder ou dons de obras. Fortes momentos de oração marcaram a pregação.
- Santidade: será que você pode ser modelo?
A pregação conduzida pelo coordenador do Ministério de Cura e Libertação, Onazir Conceição, foi um grande desafio, uma reflexão sobre a santidade que pregamos e que adotamos – ou não – em nossas vidas.
- Não existem missões concluídas. Apenas concluímos etapas
O momento final do Encontro Nacional de Formação foi conduzido pela secretária geral do Conselho Nacional, Maria Beatriz Spier Vargas, e pelo Presidente, Marcos Volcan. Ela falou sobre o louvor e a glorificação a Deus; já ele afirmou que 2012 será de grandes atividades.
Missas
- Santa Missa abre atividades do ENF 2012
A missa presidida pelo Padre Giribone, da diocese de Rio Grande/RS, lembrou a conversão de Paulo. Na homilia, o padre descreveu Saulo como um homem amigo da Verdade, mas que ainda não tinha experimentado a profundidade do amor de Jesus Cristo a partir de uma experiência pessoal com o Espírito Santo. 
 
- Manhã de quinta-feira inicia com a celebração da Santa Missa
O padre Geovane, coordenador nacional do Ministério Cristo Sacerdote, presidiu a celebração da memória litúrgica de São Tito e São Timóteo. Na reflexão do evangelho, ele fez um paralelo entre os trabalhadores da colheita e o pastoreio.
 
- Missa de sexta-feira
Devido ao mau tempo, a missa que seria realizada no terreno da Sede Nacional precisou ser transferida para o ginásio do Clube Comercial de Lorena/SP. Padre Geovane celebrou a missa e a partir das leituras e Evangelho do dia, fez uma reflexão sobre a condição humana, cheia de imperfeições.
 
- Missa de sábado
Sob a intercessão de Nossa Senhora e do Santo do dia, São Tomás de Aquino, padre Giribone celebrou a missa do sábado no ENF. Padre Giribone conduziu os participantes a uma reflexão a cerca da santidade a partir do exemplo de São Tomás e destacou a importância de cultivar um desejo sincero de santidade desde cedo e que todos podem atingir este estado de graça.
 
- Missa de domingo: Chamados à missão, ao pastoreio e à santidade
Gratidão, entusiasmo e comprometimento marcaram a homilia da santa missa de encerramento do ENF, conduzida pelo padre Geovane. Na homilia, ele destacou a relação entre o testemunho e a autoridade.
 
Momentos especiais
- Como foram os workshops?
Workshops dos Ministérios marcaram a tarde do dia 26 no ENF 2012. Todos os ministérios tiveram um espaço de diálogo, escuta e formação através desta proposta da organização do evento. Acompanhe alguns testemunhos de participantes dos mais diferentes workshops.
 
- Mesa temática discute diversos assuntos da vida da Renovação Carismática
Cultura de Pentecostes, Comunicação Social, Política, Ministérios e Novas Comunidades foram alguns dos temas de discussão da mesa temática realizada pela primeira vez em um ENF.
 
- Missionários saem às ruas em Lorena
Cerca de 170 missionários driblaram a chuva e partiram em missão para anunciar o Querigma em quatro paróquias da cidade de Lorena/SP.
 
- Participantes do ENF recebem boas notícias
Participante do ENF puderam conhecer as novidades lançadas pela RCCBRASIL neste ano de 2012, tais como o novo portal e a Web Rádio.
 
Orações
- Um ginásio inteiro aos pés de Jesus
Animação e unção! Estas são as palavras que definem os primeiros momentos do dia de sexta-feira (27) no ENF 2012. Um belo momento de adoração mobilizou todo o ginásio do Clube Comercial.
-Orando pela restauração de nossas famílias
Uma emocionante oração foi entoada na manhã de sexta-feira. Na ocasião, os coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias, Airton e Marli Silva, conduziram um momento de clamor por esta instituição tão importante na sociedade e na Igreja..
-Oração deste domingo foi baseada na Mobilização Nacional
O Coordenador do Ministério de Intercessão, Luís César Martins conduziu um momento baseado na Mobilização Nacional de Oração. Além de ouvir sobre como é organizada a mobilização, os participantes puderam fazer uma oração motivadora de louvor, proposta para os domingos da campanha, seguindo a sua metodologia.

FORTALECIMENTO DO MINISTÉRIO JOVEM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA

COMEÇA HOJE DEFINITIVAMENTE  O REAPARECIMENTO DE UM MINISTÉRIO JOVEM COM PODER E UNÇÃO. DANIELA   SANTOS  Coordenadora  do ministério Jov...