domingo, 14 de agosto de 2011

O DOM DO CONSELHO SABEDORIA DE DEUS



 “Mas, ao lado de vós, está a sabedoria que conhece vossas obras: ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às vossas ordens.Fazei-a,pois, descer de vosso santo céu, e enviai-a do trono de vossa glória, para quer, junto de mim, tome parte em meus trabalhos, e para que eu saiba o que vos agrada.” Sab 9, 9-10
Em 25 de outubro de 1978, no início de seu pontificado, o então Papa e agora Beato João Paulo II diz na sua audiência geral: “Eu, que hoje vos estou falando como Papa, pergunto a mim mesmo, que devo fazer como novo Papa para agir com prudência? Quem governa deve ser prudente, deve aprender a meditar incessantemente sobre os problemas, mas acima de tudo, deve orar e procurar ter o dom do Espírito Santo que se chama  o dom do conselho. Todos os que desejam que o novo Papa seja pastor prudente da Igreja,implorem o dom do conselho para ele. E também para si mesmos peçam este dom pela intercessão especial da Mãe do Bom Conselho.”
Todos nós somos chamados a governar em diferentes graus e medidas. Aqueles que são pais e mães governam sua casa e a educação dos filhos, os profissionais administram seu trabalho, os que estudam precisam administrar seus estudos, todos nós, independentemente do que fazemos, precisamos administrar diferentes áreas de nossa vida pessoal, familiar, profissional, missionária.  
O Beato João Paulo II nos dá um ensinamento bonito e muito útil: devemos governar com prudência, uma característica da sabedoria. Para governar com prudência duas coisas são necessárias:
1) Meditar sobre os acontecimentos, refletir sobre eles. Estendendo um pouco esse pensamento, podemos dizer que não devemos nos abstrair dos problemas, fingirmos que está tudo bem e seguir vivendo como se nada fosse. É preciso pensar, ponderar, refletir. Pensar sobre quando começou o problema, o que poderia tê-lo ocasionado, o que já foi feito para solucioná-lo e tudo o mais que o fato de refletir for suscitando.
2) Mais importante do que refletir, porém, é orar e pedir o dom do Espírito Santo que se chama o dom do conselho. O dom do conselho derrama a sabedoria divina sobre o nosso pensamento. O dom do Conselho ilumina os fatos e os acontecimentos com a luz de Cristo, isto é, a luz da verdade, a luz do amor, a luz da justiça. Quando os problemas são resolvidos com a sabedoria de Deus todos os envolvidos são edificados, Deus opera para que tudo concorra para o bem.
E por fim, o Beato João Paulo II, que foi nosso tão amado e querido Papa por 27 anos e cuja sabedoria ficou marcada no coração da história do mundo, nos dá esta preciosa sugestão: “Peçam o dom do conselho pela intercessão de Maria Santíssima sob a invocação de “Mãe do Bom Conselho.”
Que nós possamos colocar em prática em nossas vidas o que aprendemos de alguém que sempre soube enfrentar todas as circunstâncias difíceis e dolorosas dando testemunho de fé, sendo exemplo de amor e da mais alta medida de dignidade humana e cristã.

Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Leia o artigo de Reinaldo Reis sobre a Assunção de Nossa Senhora, celebrada em 15 de agosto


No dia 15 de agosto, a Igreja Católica celebra a Assunção da mãe de Jesus ao céu.  Leia o artigo de Reinaldo Reis, Assessor para Comunidades da RCCBRASIL, sobre esse dogma de nossa religião. 
 “Mas lá de dentro do fundo da terra do chão da cova eu ouvia a vozinha da Virgem Maria dizer que fazia sol lá fora. Dizer insistentemente que fazia sol lá fora”. (Trecho do poema “A Virgem Maria”, de Manuel Bandeira)

SEM COMENTÁRIOS NÉ PESSOAL



FORTALECIMENTO DO MINISTÉRIO JOVEM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA

COMEÇA HOJE DEFINITIVAMENTE  O REAPARECIMENTO DE UM MINISTÉRIO JOVEM COM PODER E UNÇÃO. DANIELA   SANTOS  Coordenadora  do ministério Jov...