quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Um compositor que nasceu no meio do papel


Um compositor que nasceu no meio do papel

Catarinense de nascimento, paranaense de adoção, Zé Manoel conta fascinante história

Uma história que nasceu nas fábricas de papel e desemboca no talento nato de um compositor que encontra nas belezas de Santa Catarina e da vida inspiração permanente. Um pouco do muito que José Manoel Coelho, o convidado de Denis Luciano, contou no Café da Tarde desta quarta-feira.
Catarinense de nascimento, paranaense de adoção há quaes três décadas, Zé Manoel começou muito cedo profissionalmente nas indústrias de papel da região serrana. Aprendeu muito jovem os processos ainda rudimentares da transformação de madeira na matéria prima que resulta nas folhas de papel que utilizamos no cotidiano.
Expert na tecnologia de produção de papel, Coelho contou um tanto desta trajetória profissional interessante, que o levou das pujantes indústrias catarinenses para o forte mercado paranaense. Por lá, aposentou-se e criou uma empresa própria que constrói máquinas caseiras para a fabricação de papel. Um negócio rentável. "Hoje a tecnologia mudou tudo. Sou da época que fazer papel era algo bastante rudimentar e exigia muita mão de obra. Hoje a máquina faz tudo".
Com a aposentadoria, sobrou tempo para exercer um hobbie, a composição. São poemas e músicas, muitos guardados, outros que tiveram a felicidade de sair da gaveta e fazer parte de um CD que Zé Manoel veio do Paraná para lançar em Santa Catarina. Na passagem pela Rádio Eldorado, Zé Manoel contou que sua ligação com a Renovação Carismática Católica lhe conferiu também a capacidade de "falar da palavra de Deus para grupos, algo muito bom".
O CD de sua autoria tem como título "José Manoel: Deus e a natureza". As composições são todas próprias e a gravação apresenta uma inovação. Cada música está em duas faixas, a primeira é declamada na voz do autor, e a segunda é entoada pelo cantor André Prado, que é de Guarapuava, a cidade onde Zé Manoel mora.
A primeira faixa do CD, que pode ser ouvida no link abaixo, logo no início do áudio, chama-se Santa Catarina, e nada mais é que uma homenagem do autor ao seu Estado de origem. Há músicas voltadas aos idosos, à reflexão, aos jovens e casais. "Gosto muito do que faço e imagino que a música é um jeito bonito de chegar nas pessoas". A partir da oferta do autor, os primeiros três ouvintes que, a partir de agora, mandarem e-mail para jornalismo@radioeldorado.net identificando-se com nome completo e telefone de contato estarão ganhando um exemplar do CD.
Ouça no link abaixo um trecho da entrevista de Zé Manoel no Café da Tarde.
Fonte: Redação / Rádio Eldorado - Foto: Vanessa Irizaga

OUÇA A MUSICA NA RADIO ELDORADO CRICIUMA= SC

FORTALECIMENTO DO MINISTÉRIO JOVEM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA

COMEÇA HOJE DEFINITIVAMENTE  O REAPARECIMENTO DE UM MINISTÉRIO JOVEM COM PODER E UNÇÃO. DANIELA   SANTOS  Coordenadora  do ministério Jov...