segunda-feira, 4 de junho de 2012

O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO NO GRUPO DE ORAÇÃO


O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO
 NO GRUPO DE ORAÇÃO

 Conceito

O Ministério de Intercessão é uma das equipes de serviço do Grupo de Oração, sendo assim, todos os que dela fazem parte são participantes do mesmo Grupo de Oração onde fervorosamente louvam, vivem os carismas e ouvem a Palavra proclamada. O Intercessor é um participante assíduo do seu Grupo de Oração!
Durante a Reunião de Oração os intercessores estão dentro do grupo, participando e vivendo o Pentecostes. Todo servo na RCC, em qualquer esfera, é antes de tudo um participante do Grupo de Oração. Todos os ministérios/serviços nascem e são caracterizados pelo exercício continuado dos carismas nos Grupo de Oração[1]Portanto todos devem participar permanentemente dele (cf. At 2,42-47).




A equipe de Intercessão é um grupo menor, formado por doze pessoas no máximo, que se reúne semanalmente em outro dia ou horário diferentes da Reunião de Oração, para interceder pelo Grupo de Oração e pelas intenções específicas da RCC.


II.                 Como formar uma Equipe de Intercessão?


A equipe de intercessão é formada pelo discernimento do Núcleo do Grupo de Oração, assim como as demais equipes de apoio do grupo.
O núcleo do Grupo de oração é quem tem o carisma de governo e coordenação do Grupo, e é o responsável por organizar as equipes que vão sendo necessárias para o funcionamento e crescimento do Grupo: acolhida, cura, crianças, intercessão, música, novos participantes, livraria, etc. Cabe ao núcleo discernir as pessoas do Grupo que serão chamadas para as diversas equipes.
Os servos do núcleo do Grupo selecionam alguns nomes (ouvindo também sugestões dadas pelos outros servos do próprio Grupo), e em sua oração pessoal ouvem o Senhor e confirmam na Palavra de Deus. Num segundo momento partilham na reunião do núcleo o que o Senhor lhes falou. Os nomes que forem discernidos e confirmados pelos membros do núcleo, serão chamados para a equipe de intercessão.

Há critérios humanos que também auxiliam na escolha das pessoas, tais como:

·       Ser madura na fé, buscando uma vida de oração pessoal diária;
·       Ter vida sacramental (confissão e eucaristia);
·       Ser sigilosa e discreta;
·       Ser assídua ao grupo de oração;
·       Ser obediente e submissa à coordenação do grupo de oração;
·       Ser sincera e humilde;
·       Assumir o compromisso de reunir-se semanalmente para a intercessão.

Sabendo que o Senhor não olha as aparências, procurando chamar apenas os capacitados, mas Ele vai capacitando os escolhidos!
A vivência e uma caminhada maior na Renovação Carismática também ajudam, mas não deve ser o principal critério de escolha, pois alguns, pela abertura maior, atingem uma maturidade espiritual e uso dos dons antes dos outros.
A equipe de intercessão recebe notícias e orientações do núcleo e deve tomar parte em retiros e aprofundamentos anunciados na reunião, procurando sempre crescer mais no Espírito Santo e no seu ministério.
Depois de formada a equipe de intercessão, o núcleo do Grupo de Oração deve definir, entre os participantes, quem será o responsável pelas coisas práticas, por exemplo, o local onde deverá ser a reunião, de preferência fixa, o mesmo dia da semana e hora; recebimento de cartas, bilhetes, telefones e pedidos de oração.

III.              Desenvolvimento da Reunião da Intercessão


Os membros da equipe de intercessão devem preparar-se antes de ir para a reunião na vivência concreta das práticas espirituais (jejum, meditação do Rosário, Leitura orante da Bíblia, Sacramentos da Confissão e da Eucaristia, Oração Pessoal e Adoração do Santíssimo Sacramento).
O local pode ser numa capela, na casa de um intercessor ou numa sala na paróquia. Não há exigência que seja diante do sacrário. O critério de discernimento deve ser a privacidade e a liberdade no Espírito que os intercessores terão no lugar escolhido.

Na reunião da intercessão sugere-se a seguinte sequência:

a)      Iniciar com a oração de São Miguel Arcanjo;
b)      Orar o Magnificat (cf. Lc 1,46-55), cântico de libertação, pedindo a proteção de Maria Santíssima como mãe e intercessora;
c)      Orar clamando a armadura do Cristão (cf. Ef 6,10-17);
d)      Pedir o dom da humildade (cf. 2 Cor 10,4-5);
e)      Pedir a proteção do Sangue de Jesus sobre nós, nossas casas, famílias, trabalhos, etc (cf. 1 Pd 1,18-19; Rm 5,9).

Obs.: Ressaltamos, contudo que essas orações não são “fórmulas mágicas”, devendo ocupar um breve tempo inicial da reunião, e que só terão eficácia se todos os intercessores estiverem abertos e sendo movidos pelo Espírito Santo de Deus.

f)       Faz-se então um breve momento com oração de perdão individual orando-se uns pelos outros, para que sejamos um canal sem obstruções.

Obs.: A intercessão é uma oração de batalha espiritual, por isso todos precisam do sustento da oração uns dos outros. Mesmo durante a semana podemos recorrer uns ao outros para participar e orar por alguma necessidade pessoal, mas deve ficar bem claro que ao iniciar o grupo de intercessão, os interesses pessoais e preocupações ficam de fora, porque nossa prioridade é prestar um serviço aos irmãos. O nosso enfoque passa a ser o Grupo de Oração e as intenções específicas da RCC.
O grupo deve dispor sempre de um tempo para orar, uns pelos outros, por suas famílias, comunidades e ainda, se for o caso, por alguma necessidade ou problema imediato. Esta intercessão é muito importante e para ela deve ser reservar um tempo determinado, tomando cuidado para não absorver o tempo destinado à finalidade principal da reunião: a intercessão pelas necessidades do Grupo de Oração.

g)      Depois dessas orações iniciais faz-se um grande louvor e oração em línguas.
h)      Em seguida um intercessor apresenta ao Senhor todas  as intenções do Grupo de Oração (a Reunião de Oração, o tema da semana, o pregador, os músicos, os demais serviços do Grupo de Oração e os participantes da Reunião de Oração) e as intenções da Rede Nacional de Intercessão (as intenções listadas abaixo), enquanto isso os demais intercessores intercedem orando línguas.
i)        Após cada intenção ter sido apresentada ao Senhor, faz-se um grande louvor agradecendo ao Senhor pela sua Misericórdia e Bondade em acolher todos os nossos pedidos.
j)        Logo após ora-se em línguas e faz-se um momento de escuta (silêncio) para ouvir o Senhor. Neste momento o Espírito Santo pode revelar uma palavra, uma moção ou profecia relacionadas às intenções que foram apresentadas ao Senhor.
k)      Fazer o discernimento e anotar as moções com as confirmações bíblicas se for o caso.

Obs1: O resultado deste discernimento deve ser anotado e encaminhado para a coordenação do Grupo de Oração se o mesmo se referir a pessoas ou fatos relacionados ao Grupo de Oração. Se não se referir ao Grupo de Oração, deve-se encaminhar para a coordenação diocesana do ministério de intercessão que deverá encaminhar para a coordenação que se referir o discernimento. É importante a intercessão ter um caderno com o histórico destas moções e discernimentos.

Obs2: Quando oramos e escutamos o Senhor, estamos exercendo a intercessão profética. Neste momento devemos fazer uso dos carismas de palavra de ciência, profecia ou sabedoria. Estes carismas são muito importantes na intercessão e, para utilizá-los corretamente, é preciso fazer silêncio e escutar após o momento de louvor ou da oração em línguas. Neste momento o Senhor também pode inspirar uma intenção específica e, neste caso, os intercessores devem interceder por esta intenção após haver o consenso da equipe.

Atenção!
Não é papel da intercessão discernir o andamento do grupo de oração, ao qual pertence, mas sim, suplicar e orar pelas necessidades do Grupo de Oração. O núcleo é quem faz o discernimento de como será o andamento do Grupo de Oração.

l)        A Reunião da intercessão deve terminar com louvores e orações de ação de graças, crendo que todas as orações já chegaram diante de Deus. O tempo de duração da reunião da intercessão deve ser entre uma hora e meia e duas horas.



IV.              Frequência à Reunião da Intercessão


Assim como nas reuniões do Grupo de Oração, os intercessores não devem faltar também às reuniões da intercessão. O dia e a hora do grupo de intercessão devem ser respeitados e levados a sério. A intercessão é um ministério de vida, a pessoa continua a interceder mesmo fora das reuniões, em sua vida diária, em meio aos afazeres. Se um servo (a), mesmo sendo bom (a) intercessor (a), tem dificuldades em frequentar a reunião do Grupo de Oração e/ou a reunião da intercessão, ele (a) não deve continuar na equipe de intercessão.
Naturalmente doenças, viagens, prioridades de estado (família, estudos) fazem parte da vida dos intercessores, acarretando por vezes ausências que não podem ser vistas como infidelidade à aliança, contudo se fizer necessária uma ausência prolongada, deve-se pedir licença da equipe. Nesses casos deve-se buscar auxílio para o discernimento tanto para o afastamento quanto para o retorno.

Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão RCCBRASIL


[1] § 83,84 e 85. Missão e Ministério dos leigos e leigas. Documento 62 da CNBB. Ed. Paulinas. 1999.

SEMANAS MISSIONÁRIAS 2012

SEMANAS MISSIONÁRIAS 2012



INTRODUÇÃO   

“Eu derramo sobre vós uma nova unção do meu Espírito. Eu vos liberto do desânimo, da frieza espiritual e lhes dou uma nova unção do meu Espírito. Eu faço arder em vossos corações o espírito missionário. Eu renovo a alegria e o amor em vossos grupos de oração. E vos chamo para um tempo novo. Portas novas de missão se abrirão para vós, desde que sejais dóceis ao meu Espírito. Eu inauguro no meio de vós, a partir deste momento, um tempo novo, um tempo de bênção, um tempo de graça, onde o meu Espírito se moverá com poder para renovar a face da terra.” (Moção Profética 2007).
Se fizéssemos agora uma análise do ano de 2011 na RCC do Brasil, certamente diríamos que experimentamos a generosidade de Deus. Olhando, por exemplo, somente para a nova dinâmica impressa nos congressos estaduais percebemos nitidamente a ação do Espírito Santo no nosso meio através de tais eventos.
Neles foi possível trabalhar formações, orações e vivência fraterna, partilhar as Moções Proféticas com as lideranças da Renovação Carismática Católica (de cada estado e assim, atualizar os direcionamentos e reforçar a unidade do Movimento, além de comunicar a visão organizacional e profética da RCC.
Todo esse mover de Deus também proporcionou o fortalecimento da nossa identidade carismática. Os encontros estaduais foram oportunidades de conhecermos mais sobre os sinais do Espírito na história do Movimento e com isso, entender melhor quem somos e qual é o chamado de Deus para nós. E tudo isso sob um tema comum: “Por causa da Tua Palavra lançaremos as redes” (Lc 5,5). Essencialmente missionário.
Jesus nos convidou a jogar as redes. Nossa resposta foi muito tímida. As iniciativas missionárias que surgiram ficaram restritas a ministérios ou lugares específicos, quando, na verdade, o apelo se estendia a todo âmbito nacional.
Em 2012, queremos responder com mais entusiasmo a esse chamado. Se os frutos comprovam que a semeadura vale à pena, porque não nos organizarmos para atingirmos todas as nossas dioceses?
Agora, estamos sob o rhema “Apascentai as minhas ovelhas” (Jo 21,17) que nos instiga a um duplo cuidado: ir às ovelhas e pastoreá-las. O “ide” permanece, não se esgota, pois a Igreja é missionária, é sua tarefa prioritária o anúncio da Boa Nova. Velar por aqueles que o Senhor confiar a nós, deve ser consequência natural de quem ousa anunciar ou lançar as redes.

O QUE SÃO AS SEMANAS MISSIONÁRIAS?
As semanas são uma grande mobilização missionária que envolverá toda a Renovação Carismática Católica do Brasil. Aspirando que cada diocese realize pelo menos uma semana de missão no segundo semestre de 2012, queremos nos movimentar em torno do que nos é próprio e fazemos com alegria: levar as pessoas a ouvirem o anúncio querigmático por meio do serviço de visitação e a experimentarem a graça do Batismo no Espírito Santo através das noites carismáticas realizadas ao final das visitas.
Contando com estrutura mínima e com os membros dos nossos Grupos de Oração (para as visitas, animar as noites de oração, pregar, acolher os novos) podemos, em todas as instâncias da RCC, desencadear um novo despertar e impulso missionário, levando o Evangelho a mais pessoas.
Iniciando, a partir disto, um processo contínuo de missão, tendo ações missionárias como atividade permanente nos calendários diocesanos e/ou de Grupos de Oração. Assim, respondemos também ao convite incessante de Jesus, que ecoa em toda a Igreja: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15).

FUNDAMENTAÇÃO
Este projeto fundamenta-se em três principais recentes documentos da Igreja:  Documento de Aparecida, Missão Continental (CNBB DOC. 88) e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2011 – 2015 (CNBB DOC. 94). Tais documentos convocam a Igreja a despertar para um grande impulso missionário e um estado permanente de missão. Orientam:
•    Desinstalar-se do comodismo/Abandonar estruturas ultrapassadas;
•    Ir ao encontro do outro;
•    Passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral missionária;
•    Novo compromisso com a missão ad gentes;
•    Recuperar valor e audácia apostólicos;

OBJETIVO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS
Mobilizar a RCC em todo Brasil, a partir de seus Grupos de Oração, despertando o ardor missionário em seus membros, de modo que se realize uma revitalização tanto em seus Grupos como em seus líderes. Abrir-se ao impulso do Espírito Santo despertando nas comunidades, Grupos de Oração e em cada batizado, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de missão para a vida plena a partir das semanas missionárias. (Adaptado a partir do Projeto nacional de Evangelização – O Brasil na Missão Continental - Doc. 88 CNBB).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.    Mobilizar a RCC para missão;
2.     Tornar os Grupos de Oração verdadeiros lugares de Pentecostes e Pastoreio;
3.    Revitalizar os Grupos de Oração que perderam o chamado missionário – estado permanente de missão;
3.    Despertar e reavivar nos Grupos de Oração o ardor missionário;
4.    Formar discípulos missionários;
5.    Incentivar os membros do Movimento a participarem de forma efetiva na construção da Sede Nacional da RCC.

ESTRUTURA DO PROJETO
Divide-se em três fases:
1.    Pré-Missão (1º semestre/2012): constituir equipes, articular dioceses, formar missionários, planejar a missão (confeccionar planfetos, escolher local, separar missionários, distribuir responsabilidades da noite carismática);
2.    Missão (2º semestre/2012): visitar levando anúncio querigmático e realizar noites carismáticas;
3.    Pós-missão: realizar um Seminário de Vida e Experiência de Oração onde aconteceu a Semana Missionária e implantar um Grupo de Perseverança, caso não tenha.

FORMAÇÕES GERAIS DISPONÍVEIS
1.    Fundamentação Missionária: Esboço fundamentado no apelo urgente da Igreja para uma nova evangelização, despertar missionário e estado permanente de missão.
2.    Itinerário Missionário: Traz uma metodologia, um caminho que podemos percorrer para o planejamento da missão;
3.    Plano de Comunicação: Referencial teórico sobre a importância da Comunicação, trazendo também como podemos utilizar dela para a realização da missão;
4.    Plano de Pastoreio: Inspirado do tema deste ano, mostra ações concretas que desejamos implantar a partir das missões realizadas;
5.    Plano de Ação: Visão geral de todo o projeto, compreendendo as ações para sua execução – etapas a serem desenvolvidas antes, durante e após as missões. Inclui também as competências de cada instância da RCC;

FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA OS MISSIONÁRIOS
Deve contemplar os seguintes pontos:
•    O missionário e as práticas espirituais (fundamental para a missão);
•    Formação sobre Evangelização (anúncio querigmático);
•    Os personagens da Evangelização (evangelizador, Espírito Santo (protagonista) e o evangelizando);
•    Como evangelizar em diversos ambientes (casas, hospitais, escolas, etc);
•    Orientações sobre o serviço de visitação (Manual Missionário).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
“A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se àqueles que trazem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gasta ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito” (Documento de Aparecida, 11). Amém, aleluia!

ARREBENTE AS CORRENTES QUE TE APRISIONAM. O preço da LIBERDADE é a ATITUDE.



Chega de justificar seus 


tropeços, suas quedas e as 


dificuldades que encontra 


pelo caminho 

responsabilizando os outros.


Todo crescimento 


começa primeiro em 


reconhecer as próprias 


limitações 


para que possam ser 


superadas. Veja se não são suas 


próprias mãos que lhe tiram as oportunidades e o 


oxigênio que precisa para respirar tranquila. Se não for


 então é porque talvez esteja permitindo que alguém


 esteja fazendo e não estas reagindo para impedir.


 
Reaja AGORA! É a unica coisa que tens. O minuto 



seguinte pode não existir mais. ARREBENTE AS 


CORRENTES QUE TE APRISIONAM. O preço da 


LIBERDADE é a ATITUDE.

WEB RADIO RCC GUARAPUAVA no ar 15 hs por dia



MARQUE  UMA ENTREVISTA  DE SEU  GRUPO  DE  ORAÇÃO OU  SEU MINISTÉRIO



                         NOSSA  META  É EVANGELIZAR  ATÉ  OS CONFINS  DO MUNDO


I Maranatha Rabôni!!Uma chuva de bençãos do Céu!!!












































FORTALECIMENTO DO MINISTÉRIO JOVEM DA DIOCESE DE GUARAPUAVA

COMEÇA HOJE DEFINITIVAMENTE  O REAPARECIMENTO DE UM MINISTÉRIO JOVEM COM PODER E UNÇÃO. DANIELA   SANTOS  Coordenadora  do ministério Jov...